Rota Turística Caminhos da Neve

Ponte da estrada na divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Ponte da estrada na divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O coletivo cultural CidadeeCultura.com com o apoio da Km Cultural, aceitou o desafio de colaborar na criação e desenvolvimento da Rota Turística Caminhos da Neve que une as Serras Catarinense e Gaúcha. Percorremos, ao longo de três meses, todo o caminho estabelecido pela rota. Pesquisamos, fotografamos, filmamos e concebemos conteúdo de qualidade para ser utilizado em publicação impressa e digital, portal, ebooks e para servir de apoio aos prefeitos e deputados que lutavam pela federalização da rodovia.

Veja a página de conteúdo no portal CidadeeCultura.com e a revista completa: Caminhos da Neve

O Exército asfaltando a estrada

A ideia da construção de uma rodovia asfaltada ligando os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre as BR-116 e BR-101, vem desde a década de 1990. Lideranças políticas, econômicas e sociais sempre estiveram à frente dessa empreitada, pois é de interesse geral que a ERS-110 seja uma das rodovias mais bonitas do Brasil, e requisitos para isso não faltam. Estamos falando de serras contínuas, cheias de atrativos naturais, históricos, rurais, gastronômicos e, logicamente, da neve.

A Rota Caminhos da Neve é crucial para o desenvolvimento econômico dos dois estados, pois, com a pavimentação, serão mais de 700 mil turistas trafegando pelas cidades com um movimento de cerca de R$ 1 bilhão de produção primária. Aqui, os municípios que integram a ERS-110 são responsáveis por mais de 85% da produção de maçãs do Brasil, entre outros produtos de destaque.

O objetivo

O objetivo da Rota Caminhos da Neve é interligar Gramado a Florianópolis, pelo caminho mais curto. No trajeto de pouco mais de 400 km já existem opções turísticas consolidadas, como parques turísticos; museus; cachoeiras; trilhas; os cânions de Aparados da Serra; locais de hospedagem; pontos de vendas de artesanato; comércio de produtos locais; postos de combustíveis; rodeios;

cavalgadas; festas municipais e gastronomia.

Empreendimentos tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina já movimentam produtos e serviços relacionados ao frio. Porém, o verão também gera forte movimento, pois em toda a região já existe uma série atrações.

No Rio Grande do Sul, a Rota Caminhos da Neve já está regulamentada pela lei 15.115/2018 e, em Santa Catarina, pela lei 17.295/2017. São legislações que instituíram oficialmente a rota turística no Sul do Brasil e definiram seu território de abrangência.

O desafio

O maior desafio agora é integrar a Rota Caminhos da Neve à Serra Gaúcha, aos Campos de Cima da Serra
e à Serra Catarinense. O principal investimento a ser feito é a construção da Ponte das Goiabeiras, entre Bom Jesus, no Rio Grande do Sul, e São Joaquim, em Santa Catarina, e o trecho de asfalto da divisa até Bom Jesus – RS, já que a parte de Santa Catarina está sendo finalizada pelo exército e faltam poucos quilômetros.

Lançamento do projeto

Para nossa felicidade dias após o lançamento da nossa publicação os deputados envolvidos conseguiram derrubar no Congresso Nacional o veto do presidente Michel Temer à federalização do trecho da Rodavia. Com a federalização, caberá a União destinar recursos para a região. Mas a luta continua…

Continuaremos divulgando a Rota em nossas mídias sociais e cobrando do Governo Federal para que este sonho, enfim, saia do papel.

Segue o mapa com as cidades que serão impactadas com a finalização da estrada.
As cidades de Cambará do Sul e São José dos Ausentes não constam na lei sancionada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Nós do projeto Cidade&Cultura tomamos a liberdade de incluí-las em nossa publicação, por entendermos a importância e pertinência desses destinos para os turistas.