Rio-Santos, uma das mais belas estradas do mundo

Projeto realizado pelo Coletivo Cultural CidadeeCultura com apoio da Km Cultural

Rio-Santos, uma estrada que une dois Estados e abraça dez dos melhores destinos turísticos do Brasil, não tem a atenção merecida do Ministério do Turismo e da Embratur. Pelo menos essa é a nossa opinião.

Objetivo

Resolvemos mostrar para os orgãos governamentais e para o turista brasileiro e estrangeiro a importância desta rota e os inúmeros atrativos turísticos que ela oferece.

O que fizemos

Trindade em Paraty – Foto: Roberto Torrubia

Durante três meses, pesquisamos, fotografamos e produzimos conteúdo de qualidade sobre os dez município: Guarujá, Bertioga, Riviera, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba e Itaguaí.

Abordamos a história, as fortalezas, os piratas e corsários, os naufrágios, as comunidades tradicionais (indigina, quilombola e caiçara), os museus, as ruínas, a arquitetura, as praias, o meio ambiente…

E não deixamos de fora a produção artística local, o turismo náutico, os esportes praticados, a gastronomia e a culinária local e muito mais.

Editamos uma revista impressa com mais de 10.000 exemplares de tiragem e distribuímos nas cidades envolvidas e nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Visitamos pessoalmente o Diretor de Marketing do Ministério do Turismo em Brasilia e da Embratur para entregar em mãos o resultado de nossa empreitada.

Conheça a publicação

Criamos uma versão digital que permanecerá, gratuitamente, em nosso portal, por muitos anos e a divulgamos em nossas mídias sociais.

Veja a página criada no portal Cidade&Cultura

Resultado

O projeto foi um verdadeiro sucesso e envolvemos grandes marcas da hotelaria local como o Sofitel Guarujá Jequitimar,  Portobello Resort, Porto Imperial, Transamérica, Casa Grande Hotel, entre outros, que além de anunciantes (Embaixadores da Cultura), distribuíram em seus quartos a publicação durante todo o ano.

Recebemos o retorno empolgado de artistas plásticos que aumentaram suas vendas e visibilidade, dos prefeitos que usaram a revista com “cartão de visitas” e dos leitores.

Próximos passos

Em breve, atualizaremos a edição e a publicaremos em português e inglês. Além da concepção de ebooks e versão da revista digital em outros idiomas.

Ubatuba
Mangaratiba